Make your own free website on Tripod.com

TPC 1

( trabalhos para casa )

- Leia o seguinte texto e responda depois à proposta de trabalho:

A economia muda, a ciência económica também.

Em quinze anos, o mundo da economia transformou-se.

Em 1983, a crise estava instalada: inflação, desemprego, depressão, défice público. Os países ocidentais temiam o seu declínio face ao Japão e aos países da Ásia.

Hoje, as curvas mudaram de sentido. Nos Estados Unidos e na Europa assiste-se a uma fase de crescimento enquanto que os "dragões" da Ásia entraram em crise. A inflação desapareceu. O desemprego persiste em França e na Alemanha, mas caiu nos Estados Unidos, na Grã Bretanha e na Holanda.

Surgiram palavras novas: "mundialização", "mercados financeiros", "horror económico", "euro", "tecnologias de informação".

A ciência económica também mudou. A economia ortodoxa – "micro" e "macro" – alargou o seu campo de investigação: à empresa, aos mercados financeiros, à família, etc., tendo em conta outros aspectos da economia: as antecipações dos agentes, as situações de concorrência ditas "imperfeitas", ou seja pouco concorrenciais.

Os ultraliberais perderam importância, enquanto que os defensores da intervenção do Estado encontraram novos argumentos. Por seu lado os "heterodoxos", que procuram ligar economia e sociedade, dedicam-se a construir uma alternativa à ciência económica dominante.

Tentar clarificar os diferentes problemas do nosso tempo – crescimento, mercados financeiros, papel do Estado, comércio mundial, moeda, emprego, etc. – obriga a repensar a Economia.

Sciences Humaines, Set./Out., 98 (adap)

Propostas de Trabalho:

1 - Com base no texto, explique a mudança actual da economia como parte integrante de uma mudança social do mundo contemporâneo.

2 - Identifique pelo menos dois factores que contribuem para esta mudança da economia no mundo actual.

 

VOLTAR  à página inicial

ã J.P. Guardado (prof. da ES Dr. Bernardino Machado - Fig. da Foz), actualizado em: 12-10-2002