Make your own free website on Tripod.com

TPC 2

( trabalhos para casa )

- Leia o seguinte texto e responda depois às propostas de trabalho:

Numa altura em que a Internet se impõe cada vez mais como o grande negócio do futuro, uma parte significativa dos comerciantes portugueses parece continuar de costas viradas para este novo e globalizante canal de vendas. Em contrapartida, as lojas portuguesas que apostaram na Net como suporte privilegiado da sua actividade dão indícios de uma maior qualificação e amadurecimento.
Um recente inquérito realizado pela União das Associações de Comerciantes do Distrito de Lisboa (UACDL) evidencia que uma significativa fatia de 80% dos comerciantes afirmam não ter conhecimentos suficientes acerca das lojas virtuais, e nem sequer estabelecem no seu quotidiano qualquer ligação com o mundo «on-line».
Cerca de 39% declaram não aderir ao comércio electrónico por falta de informação, enquanto 32% salientam mesmo não ver «qualquer interesse na Internet como canal de 'marketing', comunicação e distribuição». Apenas 2% dos comerciantes inquiridos já se organizaram no sentido de começar a vender através da Net e 12% adiantaram ter projectos de aderir a este suporte a breve prazo.
Por outro lado, o último relatório da UNICRE sobre lojas portuguesas na Internet, revela que este universo comercial registou, desde o ano passado, uma significativa evolução em termos de qualificação dos projectos.

Expresso, Maio/00

Proposta de trabalho: Discutir o papel da "nova economia" na mudança social.

in Todos os Seres Humanos..., Comissão Nacional da UNESCO, Ministério da Educação

Propostas de Trabalho:

1 - Justifique até que ponto o aparecimento da Internet se trata, para além de uma mudança tecnológica, de um processo de mudança social.

2 - Identifique pelo menos dois tipos de obstáculos que impedem esta mudança.

3 - Explique por que motivo se pode considerar a Internet também um factor da mudança generalizada que se verifica na sociedade contemporânea.

 

VOLTAR  à página inicial

ã J.P. Guardado (prof. da ES Dr. Bernardino Machado - Fig. da Foz), actualizado em: 12-10-2002