Make your own free website on Tripod.com

TPC 4

( trabalhos para casa )

- Leia o seguinte texto e responda depois à proposta de trabalho:

À medida que o mundo entrava no novo milénio, chefes de estado e de governo reuniram-se na Assembleia geral das Nações Unidas para definir a sua visão para o mundo. Os líderes da Cimeira adoptaram a Declaração do Milénio das Nações Unidas reconhecendo a sua "responsabilidade colectiva de defender os princípios da dignidade humana, igualdade e equidade, ao nível mundial". Entre os muitos objectivos estabelecidos pela Declaração estão objectivos específicos, quantificados e monitorizáveis, para o desenvolvimento e erradicação da pobreza até 2015:

Estas metas baseiam-se nos objectivos de desenvolvimento internacional, que incluem mais três metas até 2005 - nomeadamente, reduzir em dois terços as taxas de mortalidade infantil, prover o acesso aos serviços de saúde reprodutiva a todos os que o queiram e executar estratégias nacionais para o desenvolvimento sustentado, para inverter a perda de recursos ambientais até 2015.

Quais são as perspectivas de realização destes objectivos?
As boas notícias são as de que, para a educação primária universal e igualdade entre os sexos na educação, muitos dos países em desenvolvimento que possuem dados, já atingiram estes objectivos ou estão no caminho para o conseguir. Devido à importância da educação para tantas áreas do desenvolvimento, estas brilhantes perspectivas reforçam as possibilidades de acelerar o progresso em direcção a outros objectivos. Para além disso, mais de 60% da população mundial vive em 43 países que atingiram, ou estão em vias de atingir, o objectivo de redução para metade do número de pessoas famintas.
As más notícias são as de que, em outras áreas, mais de metade dos países para os quais existem dados disponíveis, não irão atingir os objectivos sem uma aceleração significativa no progresso. Muitos destes fazem parte dos países menos desenvolvidos, na África Subsariana. (...)
O progresso humano nos últimos 30 anos mostra-nos o que é possível. O avanço tecnológico contribuiu grandemente para a aceleração do progresso humano nos vários séculos anteriores. Estas contribuições têm a promessa duma aceleração ainda maior.

Relatório do Desenvolvimento Humano 2001

Proposta de trabalho: Discutir em que medida as propostas da Declaração do Milénio podem contribuir para a erradicação da pobreza.

 

VOLTAR  à página inicial

ã J.P. Guardado (prof. da ES Dr. Bernardino Machado - Fig. da Foz), actualizado em: 12-10-2002